Combatendo o Estresse: Prevenção e Controle

Se você notou queda na sua produtividade no trabalho, está com dificuldades de concentração, com sensação de desgaste mental, autoestima baixa, dificuldades com a memória ou ainda com confusão mental, cuidado! Você pode estar com estresse.

Além dos vários sintomas psicológicos, o estresse pode dar sinais de debilidades físicas, como baixa imunidade, cansaço físico, dores musculares e de cabeça.

Tanto no trabalho quanto na vida familiar e pessoal, o estresse é um dos grandes males do Século XXI, diz a psicóloga Edilaine Cristina Hudzinski, que esteve no Sinttel-PR, na quinta-feira, (9/8), proferindo a palestra Combatendo o Estresse: Prevenção e Controle. “Essa palestra faz parte do projeto do Sinttel-PR de apresentar temas e promover o debate sobre os mais diversos assuntos ligados à política, economia, saúde, educação, moradia, segurança, lazer e capacitação profissional, na sede do sindicato, e abertos a todos os trabalhadores da categoria”, diz o presidente do sindicato, Pedro Vitor Dias da Rosa. Ele lembra que alguns temas pontuais podem ser levados diretamente ao local de trabalho, como foi o caso da palestra sobre Assédio Moral, proferida pelo assessor jurídico do Sinttel-PR, advogado Rodrigo Bittencourt e apresentada em diversas empresas de Curitiba.

Para a psicóloga Edilaine Cristina, é muito importante que temas ligados à saúde dos trabalhadores sejam apresentados de forma clara e didática, de forma a que todos possam entender e poder fazer uma avaliação quanto a seu estado físico e mental. “Ao sentir um conjunto de sintomas relacionados com o estresse, o trabalhador ou trabalhadora, tem de procurar o auxilio de um profissional, pois em alguns casos há necessidade de intervenção medicamentosa”, alerta Edilaine.

A engenheira de Segurança no Trabalho, Amerian Foss Carvalho de Jesus, da empresa BTCC, vem acompanhando as palestras no Sinttel-PR: “além de adicionar conhecimento pessoal, participar dessas palestras e debates motivam a todos a sermos multiplicadores dessas informações no ambiente de trabalho. As empresas têm de ser parceiras nesse importante projeto”, disse Amerian.

A engenheira Amerian e a atendente Gabriela de Castro, da Plansul, ao final da palestra foram contempladas no sorteio de dois finais de semana na Colônia de Férias do Sinttel-PR, em Guaratuba (PR). “Esse sorteio é uma forma do sindicato agradecer ao empenho e participação desses trabalhadores que vieram até o Sinttel e se integrar a esse importante projeto”, destacou o diretor sindical Celso Albano.

O diretor sindical Celso Albano (E), o consultor Gilvan Cohen, as ganhadoras do sorteio, Amerian Foss e Gabriela de Castro e o presidente do Sinttel-PR, Pedro Vitor Dias da Rosa.

O auditório do Sinttel-PR ficou lotado de trabalhadores interessados nessa importante palestra sobre estresse.

Tagged With: